Psicologia do Esporte

O trabalho com atletas, sejam eles amadores ou psicologia-do-esporte profissionais, consiste em fortalecer aspectos psicológicos que interfiram direta ou indiretamente no rendimento dos treinos, adesão às dietas e atuação na competição; consequentemente, promovendo o aumento de performance.

Apesar de muito popular em esportes de equipes como futebol, vôlei e e-sports, a psicologia também atua com atletas de modalidades individuais o foco está no ser humano que perdura durante todo o processo, pois o resultado é consequência. A Psicologia do Esporte é uma área de atuação, não se restringindo a apenas uma abordagem teórica, mas usufruindo do que há de melhor em cada uma, desde que devidamente embasado teórica e cientificamente.

Dentre as principais queixas trabalhadas estão a ansiedade prévia e durante a competição, motivação para adesão da rotina, medo do fracasso e déficit de comunicação na equipe. Durante as sessões serão identificados os pontos fortes e atuais fragilidades do atleta. Diferente de uma psicoterapia tradicional, a frequência das sessões varia conforme o esporte e da fase da preparação, muitas vezes sendo realizada momentos antes do treino ou da competição, dependendo da necessidade do atleta. Nesses momentos, são colocados em prática, as inúmeras técnicas desenvolvidas nas sessões para controlar a ansiedade e o estresse, alterar a imagem mental para uma versão mais positiva e incentivadora, ativar a atenção plena e prevenir que pensamentos automáticos desadaptativos prejudiquem a performance.


De forma generalista, temos duas formas de proceder:

– Atuando na equipe: mais focado em cooperação, comunicação e gestão de estresse. 

– Atuando individualmente: mais focado na performance e problemas pessoais que podem influenciar no seu autodesenvolvimento


Venha junto com a NOSCO alcançar todo o seu potencial físico e mental!