Terapia Infantil: Cuidando do Desenvolvimento Emocional das Crianças

O bem-estar emocional é uma parte essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Ao longo da infância, os pequenos enfrentam desafios e experiências que podem gerar uma variedade de emoções intensas, desde alegria e entusiasmo até ansiedade e tristeza. A Terapia Infantil como parte do desenvolvimento emocional tem se mostrado útil no contexto de várias famílias. Isso porquê, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) direcionada para o público infantil se destaca como uma abordagem eficaz para ajudar as crianças a compreender e gerenciar suas emoções, promovendo um crescimento emocional saudável. Então, se você se interessa na saúde mental dos pequenos leia até o final ou já nos manda uma mensagem para conversamos sobre uma avaliação presencial em Porto Alegre.
Princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental para o Público Infantil
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem psicoterapêutica que se concentra na conexão entre pensamentos, emoções e comportamentos. Essa abordagem é adaptada para atender às necessidades e capacidades das crianças, utilizando técnicas lúdicas, expressivas e criativas. Alguns dos princípios fundamentais da TCC para crianças incluem:
- Identificação de Pensamentos e Emoções: As crianças aprendem a identificar seus pensamentos e emoções e como eles estão conectados. Elas aprendem que seus pensamentos podem influenciar como se sentem e se comportam.
- Aprendizagem de Estratégias de Autorregulação: As crianças são ensinadas a desenvolver habilidades de autorregulação emocional, aprendendo maneiras saudáveis de lidar com emoções intensas e gerenciar o estresse.
Ex: ensinamos a técnica “aumentando e diminuindo a bola do medo” para crianças que tem recorrentemente medo e, por isso, apresentam pensamentos automáticos. Vamos fazer um vídeo sobre isso no futuro!
- Reconhecimento de Padrões Comportamentais: Identificar padrões comportamentais que podem estar contribuindo para problemas emocionais, como evitar situações difíceis ou recorrer a comportamentos agressivos.
Ex: ensinamos a criança em terapia a expressar suas emoções através de palavras, dizer como estão se sentindo, em vez de emitir um comportamento que pode ser prejudicial para todos, como bater no amiguinho.
- Reestruturação Cognitiva: Ajudar as crianças a questionar pensamentos negativos ou distorcidos e substituí-los por pensamentos mais realistas e construtivos.
Ex: crianças mais quietinhas podem apresentar um padrão de ansiedade muito grande e não conseguem lidar bem com os pensamentos, pois nem conseguem verbaliza-los. A terapia vai ajudar a comunicar o que está incomodando e, assim, poderemos servir de ponte entre a criança e os cuidadores.
- Reforço Positivo: A Terapia Infantil ajuda a reforçar comportamentos positivos e saudáveis, incentivando as crianças a desenvolver habilidades emocionais positivas.
Ex: cada vez que uma criança faz algo tido como positivo (contar que está triste) validamos o comportamento e fazemos o máximo para resolver o problema com o paciente. Esse mesmo procedimento é instruído para os cuidadores, assim a mudança não se resume àquela uma hora por semana de terapia.
Exemplo de Caso 1 – Lidando com a Ansiedade Escolar
Imagine uma criança chamada Pedro, de 8 anos, que começa a desenvolver ansiedade em relação à escola. Ele começa a se queixar de dores de estômago todas as manhãs e evita ir à escola sempre que possível. A ansiedade de Pedro é alimentada por pensamentos como “Eu não sou bom o suficiente” e “As outras crianças vão me rejeitar”. Esses pensamentos geram um ciclo de emoções negativas e comportamentos de evitação.
Nesse caso, um terapeuta cognitivo-comportamental poderia trabalhar com Pedro para identificar esses pensamentos negativos e ajudá-lo a reestruturá-los. O terapeuta pode usar técnicas lúdicas, como jogos ou desenhos, para facilitar a expressão das emoções de Pedro. Além disso, poderia ensinar estratégias de relaxamento, como a técnica da respiração profunda, para ajudá-lo a lidar com a ansiedade.
Ao longo das sessões, Pedro pode aprender a desafiar seus pensamentos negativos e a substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos, como “Eu posso lidar com desafios” e “As outras crianças gostam de brincar comigo”. Com o tempo, essas mudanças cognitivas podem ajudar Pedro a reduzir sua ansiedade em relação à escola e a se sentir mais confiante em suas interações com os colegas.
Exemplo de Caso 2 – Expressando Raiva de Forma Construtiva
Vamos considerar uma criança chamada Sofia, de 6 anos, que tem dificuldade em expressar sua raiva de forma adequada. Quando ela fica frustrada ou contrariada, tende a gritar, bater ou chorar, o que pode levar a conflitos com seus amigos e familiares. Os pais de Sofia estão preocupados com sua dificuldade em lidar com a raiva de maneira construtiva.
Neste caso, um terapeuta cognitivo-comportamental poderia trabalhar com Sofia para ensinar-lhe estratégias de autorregulação emocional. Usando brincadeiras ou atividades criativas, o terapeuta poderia ajudá-la a identificar e expressar suas emoções de maneira mais saudável. Por exemplo, poderia sugerir que Sofia use uma caixa de areia para “desenhar” sua raiva ou que faça uma colagem de sentimentos para expressar suas emoções.
Além disso, o terapeuta poderia ensinar a Sofia técnicas de relaxamento, como contar até dez ou respirar profundamente, para ajudá-la a acalmar-se em momentos de frustração. O terapeuta também poderia ensinar habilidades de resolução de problemas, para que Sofia aprenda a lidar com situações difíceis de forma mais eficaz.
Com o tempo e a prática, Sofia pode começar a usar essas estratégias em sua vida diária, tornando-se mais capaz de expressar sua raiva de maneira construtiva e evitando comportamentos agressivos.
Conclusão
A Terapia Cognitivo-Comportamental direcionada para o público infantil é uma abordagem valiosa para cuidar do desenvolvimento emocional das crianças. Ao ensinar habilidades de autorregulação emocional, reestruturação cognitiva e estratégias de enfrentamento, essa terapia capacita as crianças a lidar com suas emoções de maneira saudável e construtiva. Por meio de técnicas lúdicas e expressivas, a TCC para crianças torna a terapia agradável e engajante, permitindo que os pequenos se expressem e cresçam emocionalmente. Dessa forma, a terapia infantil desempenha um papel vital na promoção de um desenvolvimento emocional positivo, contribuindo para que as crianças cresçam como adultos emocionalmente resilientes e equilibrados.
Se você é de Porto Alegre e precisa de uma avaliação para um menor de idade, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos agendar uma conversa rápida pelo telefone para pegarmos algumas informações iniciais e depois te passamos os detalhes da avaliação infantil.
Referências
- Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2019). A Prática Clínica da Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes-2. Artmed Editora.
- Neufeld, C. B. (2017). Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Artmed Editora.
Deixe um comentário