5 SINAIS DE QUE VOCÊ PODE SE BENEFICIAR DA TERAPIA

Benefícios da Terapia

Você já se perguntou quais os benefícios da terapia para você? Ou como a terapia poderia ser útil? Muitas vezes, ao enfrentarmos desafios emocionais e psicológicos, pode ser difícil identificar se precisamos de ajuda profissional para superá-los. Aqui abordaremos cinco sinais comuns que indicam que você pode se beneficiar da terapia, especificamente uma terapia baseada em evidências como são a TCC e as terapias contextuais.

Padrões emocionais persistentes e disfuncionais

Se você percebe padrões emocionais negativos, como ansiedade intensa, tristeza persistente ou raiva descontrolada, é hora de considerar a terapia. As terapias contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), ensinam a aceitar e lidar com as emoções em vez de tentar suprimi-las ou evitá-las. Por exemplo, se você enfrenta ansiedade social significativa e se afasta de interações sociais para evitá-la, a ACT pode ajudá-lo a aceitar a ansiedade e a agir de acordo com seus valores, participando de atividades sociais que são importantes para você, apesar do desconforto.

Pensamentos autocríticos e padrões cognitivos negativos

Se você se pega constantemente se criticando ou tendo pensamentos negativos sobre si mesmo, a TCC pode ser benéfica. Essa abordagem terapêutica ajuda a identificar e desafiar crenças disfuncionais que levam a pensamentos autodepreciativos. Por exemplo, se você tende a pensar “não sou bom o suficiente” e isso afeta sua autoestima e autoconfiança, a TCC pode ajudá-lo a substituir esse pensamento por um mais realista e equilibrado, como “tenho minhas qualidades e posso aprender e crescer”.

Dificuldade em lidar com mudanças e incertezas

Se você se sente sobrecarregado(a) por mudanças na vida ou luta para lidar com a incerteza, as terapias contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), podem fornecer ferramentas valiosas para enfrentar essas situações. Ao aprender a aceitar o fluxo natural da vida e a agir de acordo com seus valores, mesmo quando a incerteza está presente, você pode aumentar sua resiliência e adaptabilidade emocional.

Dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis

Se você enfrenta problemas de relacionamento, a terapia pode ser uma solução. A TCC pode ajudá-lo(a) a identificar padrões de comportamento disfuncionais que podem estar contribuindo para conflitos interpessoais. Por exemplo, se você costuma reagir com raiva em situações de conflito com seu parceiro(a), a TCC pode ensinar estratégias para comunicar-se de forma mais eficaz e lidar com suas emoções de maneira saudável.

Dificuldades em gerenciar estresse e ansiedade

Se você se sente constantemente sobrecarregado(a) e ansioso(a), a terapia pode ajudar a desenvolver habilidades de gerenciamento de estresse. As terapias contextuais, como a terapia baseada no mindfulness, ensinam você a identificar os elementos internos e externos que estão te gerando incômodo. A parte mais legal dessa história é saber quando temos que fazer algo com o estresse e a ansiedade e quando temos que só observar, na minha opinião essa distinção é a coisa mais difícil. Mindfulness é estar plenamente atento ao momento presente e não deixar o piloto automático controlar sua vida, parece bem difícil, mas sei que todos precisamos de um pouco disso.

Ex: tivemos uma paciente na clínica que ela nem sabia tudo o que a deixava estressada, pois eram tantas coisas e o sentimento de sobrecarga ficava tão grande a cada segundo que parecia que ela ia explodir. Uma dose de respiração, algumas psicoeducações e meditações depois ela estava zen, não totalmente, mas apta a fazer o que era mais efetivo.

Ainda está em dúvidas? Conversa com a gente!

A terapia, especialmente ao integrar elementos das terapias contextuais e da TCC, pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios emocionais e psicológicos. Se você reconhece um ou mais dos sinais mencionados acima em sua vida, considere procurar a ajuda de um profissional de saúde mental qualificado. Lembre-se de que a busca por apoio terapêutico é um ato de autocuidado e uma maneira eficaz de promover o bem-estar emocional e mental.

Agora basta você marcar a sua primeira consulta! Clica no link abaixo para marcar seu primeiro encontro com um dos nossos profissionais do Espaço Terapêutico Nosco.

Referências

  • Gloster, A. T., Walder, N., Levin, M. E., Twohig, M. P., & Karekla, M. (2020). The empirical status of acceptance and commitment therapy: A review of meta-analyses. Journal of Contextual Behavioral Science18, 181-192.
  • Li, X., Laplante, D. P., Paquin, V., Lafortune, S., Elgbeili, G., & King, S. (2022). Effectiveness of cognitive behavioral therapy for perinatal maternal depression, anxiety and stress: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Clinical psychology review92, 102129.
  • Fernandez, E., Woldgabreal, Y., Day, A., Pham, T., Gleich, B., & Aboujaoude, E. (2021). Live psychotherapy by video versus in‐person: A meta‐analysis of efficacy and its relationship to types and targets of treatment. Clinical Psychology & Psychotherapy28(6), 1535-1549.Pen
  • Liu, W., Li, G., Wang, C., Wang, X., & Yang, L. (2021). Efficacy of sertraline combined with cognitive behavioral therapy for adolescent depression: a systematic review and meta-analysis. Computational and Mathematical Methods in Medicine2021.
  • Sverre, K. T., Nissen, E. R., Farver-Vestergaard, I., Johannesen, M., & Zachariae, R. (2022). Comparing the efficacy of mindfulness-based therapy and cognitive-behavioral therapy for depression in head-to-head randomized controlled trials: A systematic review and meta-analysis of equivalence. Clinical Psychology Review, 102234.
No Comments Categories: Terapia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *